Projeto educacional inova na forma de abordar a importância do turismo
Aguas de Lindóia mostra para suas crianças suas riquezas
É muito importante que o turismo possa ser inserido na educação das crianças que moram em destinos conhecidos como Águas de Lindoia. Com o intuito de conectar os jovens moradores locais à própria história, o projeto “Meninos das Águas” levou alunos para conhecer o balneário da cidade.
Projeto “Meninos das Águas” levou alunos para conhecer o balneário da cidade
O projeto aconteceu em março deste ano e foi o primeiro passeio dentro das atividades pedagógicas previstas para o ano.
Os beneficiados foram aproximadamente 30 estudantes do quinto ano da Escola Municipal Creusa Aparecida Mariano, na Popular. A ideia foi aprofundar os conhecimentos sobre a vocação da cidade por meio de seus pontos turísticos.
E é claro que não poderia deixar de ser visitado o Balneário Municipal de Águas de Lindoia, o principal ponto turístico da cidade. A excursão foi monitorada pelas professoras Simone Fred e Soraya Zamboim, que mostraram que a construção representa uma importante herança para a região.
O diretor do Balneário, Eduardo Pirani, recepcionou os estudantes. Eles percorreram a estrutura, ouviram sobre as propriedades químicas das águas de suas fontes e aprenderam sobre a história da cidade.
O diretor do Balneário, Eduardo Pirani, recepcionou os estudantes
Crédito: reprodução/Prefeitura de Águas de Lindoia
Diversas disciplinas foram envolvidas na atividade. Os alunos terão de elaborar relatórios de visitas dentro do programa de língua portuguesa; aprenderão detalhes sobre a fundação e a evolução do município dentro de história; e, em ciências e geografia, agregarão a experiência ao entendimento sobre o meio ambiente.
Os jovens também fizeram pesquisa com frequentadores sobre o que sabiam sobre a cidade e seus pontos turísticos. Ao fim do projeto, o resultado será apresentado em um relatório.
Estrutura turística
Para completar a experiência, os garotos tomaram um banho de imersão. De acordo com a coordenadora do projeto, Rosana Seragi, foi “uma experiência nova e diferente” para a turma. “Eles adoraram conhecer o balneário e aproveitar o banho de imersão”, disse a coordenadora.
Segundo ela, a meta é fazer os estudantes refletirem sobre a importância da atividade turística para a economia lindoiense. Os passeios se darão em estruturas de hospedagem e de alimentação _como hotéis, restaurantes e pousadas.
Um desses locais históricos do Circuito das Águas é o Panorama Hotel & Spa. Geraldo Mantovani projetou o empreendimento, que foi inaugurado em 1983 sob o nome de Grande Hotel Panorama _e viria a ser um dos principais cartões-postais da cidade e um marco da estância hidromineral.
Conhecendo as atividades desses pontos essenciais da cidade, eles terão contato com as profissões existentes dentro do mercado de turismo. O resultado esperado é que cada vez mais jovens se empenhem em divulgar e recepcionar bem os turistas.
O projeto foi promovido pela prefeitura por meio das secretarias de Turismo e de Educação.
Com informações da Prefeitura de Águas de Lindoia