Argila é o poder da terra a serviço da saúde e da beleza no Centro de Bem Estar Panorama

Conheça a Geoterapia e seus benefícios

A argila é uma substância que promete benefícios não apenas estéticos, mas também de saúde. A enfermeira Amara Maria dos Santos, autora do livro “Cura-te com Argila”, integrou uma pesquisa que apontou para as propriedades positivas do composto.

Segundo ela, 100% da população que empregou a argiloterapia no estudo considerou-a “um tratamento eficaz e sem risco para o cliente, assim como de baixo custo”. A escritora inclui a argila em um universo de “componentes energéticos da natureza” que possuem inúmeras funções regeneradoras: calmantes, analgésicas, estimulantes, antissépticas, fortalecedoras, absorventes e anti-infecciosas. A enfermeira usa argila, inclusive, para o tratamento de feridas e de úlceras vasculogênicas.

Para Tatiane Santi, gerente do spa do Panorama, a argila é “a energia da terra a serviço da vida”. De acordo com a especialista, ela é rica em nutrientes, o que a torna um verdadeiro “pó mágico”.

Disponível no Panorama, a geoterapia _também conhecida como lamaterapia ou banho de lama_ utiliza a terra e suas propriedades minerais e nutritivas.

No tratamento, a argila é aplicada sob a forma de máscara para a face, após limpeza cutânea e esfoliação. O método pode ajudar a clarear a pele, além de hidratá-la e acalmá-la. Podem ser utilizados três tipos de argila: branca, verde ou negra _todas enriquecidas com outras substâncias benéficas. Conheça as propriedades de cada uma:

Argila branca: contém hibisco, pétalas de rosa (que promovem analgesia, em especial nos meios aquecidos), colágeno e dolomita (rica em carbonatos de magnésio e de cálcio). Ajuda em processos de cicatrização e na superação de dores;

Argila verde: adequada para quem busca um tratamento desintoxicante e antiinflamatório. O efeito se dá por meio do alecrim e do cravo empregados na fórmula, que possuem ações bactericidas e fungicidas. Já a ação “peeling” é promovida pelo ácido acetilsalicílico, que contribui para a retirada das toxinas do organismo;

Argila preta: possui café, hibisco, colágeno e gesso. A cafeína combate os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento. Já o hibisco é uma fonte natural de alfa-hidroxiácidos.

Segundo Santi, essas argilas são ativadoras do metabolismo, antioxidantes, calmantes, cicatrizantes, descongestionantes, purificadoras, revitalizadoras, bactericidas, parasiticidas e vermicidas.

Elas também podem ser absorventes (quando misturadas com líquidos, alcançam homegeneidade e cremosidade ideais para tratamento de inflamações, edemas e inchaços) ou adsorventes (grande poder de fixação de partículas que ajudam a reter as toxinas presentes no organismo para sua posterior eliminação).

Portanto, as indicações estéticas para a argiloterapia são variadas. Ela pode, inclusive, ser empregada no período gestacional, sem restrições de regiões, prevenindo o aparecimento de estrias e flacidez _combatendo, ainda, gordura localizada, celulite, edemas e inchaço, desintoxicando e drenando líquidos.

Também é uma ótima aliada para nutrir, hidratar, revitalizar e renovar a pele. E, se você sofre com oleosidade, acne, seborreia, envelhecimento ou manchas, essa pode ser a terapia ideal para você. Informe-se ou reserve seu horário aqui.

Reserva Agora ×

Reservar Agora