“Day spa” e alimentação: uma relação fundamental de sinergia
Passar o dia em um espaço agradável recebendo tratamentos de relaxamento e beleza é a ideia central do “day spa”; alimentação complementa o ritual
Você já usufruiu de um “day spa”? Assim, geralmente, é conhecido o conjunto de atividades realizadas em um spa em apenas um dia. Por meio do pagamento de uma taxa única, o usuário pode desfrutar de um pacote de tratamentos e até mesmo consultar nutricionistas ou médicos. E é claro que a alimentação não pode ficar de fora.
As refeições, na verdade, servem para complementar os efeitos benéficos de um “day spa”. Tudo depende do objetivo que o usuário quer alcançar. Uma prática muito comum é a da busca por um spa para emagrecimento. Nesse caso, a oferta de alimentos deve ser equilibrada e pouco calórica, em harmonia com a vocação do local. Mas não para por aí.
Já existem pelo mundo, por exemplo, os spas veganos. Além de oferecer atividades específicas –como massagens com produtos que não foram testados em bichos e sem origem animal–, esses espaços servem deliciosas refeições em que os astros são os vegetais. E um pouco de tudo pode ser provado: de hambúrgueres sem carne a sobremesas.
A ideia, nesse caso, não é emagrecer, mas adotar uma nova consciência em relação à vida, à rotina e aos prazeres durante o “day spa”.
Assim funcionam outros spas segmentados, que oferecem alimentação de acordo com seu público. Um estudo de Camila de Sá Bezerra Freire, da Universidade de Brasília (UnB), analisou os cardápios oferecidos em um spa durante cinco dias e a importância da gastronomia no preparo. A pesquisa atestou que é possível que o cliente faça uma alimentação balanceada, suprindo suas necessidades de nutrientes.
“O ideal é que se tenha no estabelecimento a presença de um profissional, como o nutricionista, capacitado a promover essa conscientização, considerando-se ainda os seus conhecimentos gastronômicos, no propósito de tornar a refeição algo sutil e instigante, com a harmonia de todos os gostos reunidos”, concluiu o estudo.