Conheça três benefícios imediatos do contato com a natureza 

Pressa, barulho, trabalho, refeições desbalanceadas.  A vida cotidiana, aquilo que nos acostumamos a chamar de “correria”, pode ser mais nociva do que imaginamos. De acordo com um estudo realizado pela universidade Exeter Medical School, no Reino Unido, a falta de contato com áreas verdes prejudica nas cidades a saúde.

Nas grandes metrópoles, a sobrecarga de tarefas e a desconectividade do ser humano com a natureza podem acarretar males como depressão, estresse e ansiedade, além de outra gama de reflexos físicos, que vão do cansaço crônico ao aumento de doenças cardiovasculares.

Outro dado preocupante, divulgado em 2017 por um grupo de acadêmicos de diversas universidades dos Estados Unidos, é que a poluição atmosférica pode aumentar em 92% o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. O levantamento foi realizado exclusivamente com mulheres, mas pode ser considerado de temeridade também para os homens.

Para que a situação não se agrave, diferentes pesquisadores recomendam “doses de natureza”. Ou seja, precisamos entrar em contato com áreas verdes mais vezes ao longo do ano.

Se você ainda precisa de alguma desculpa para fugir das grandes cidades, o Villa di Mantova Resort Hotel apresenta três bons motivos para se reconectar com a natureza e se beneficiar agora.

1 – Reduz o estresse e aumenta o bom humor 

A vida a céu aberto convida para as atividades físicas e ao lazer. Com a cabeça em ações divertidas e os pés próximos à terra, o nível de estresse tende a cair rapidamente.

O próprio ambiente –com cheiros, sons e cores agradáveis– é um forte candidato a fazer seu corpo liberar serotonina, um neurotransmissor que influencia o humor.

2 – Vitamina D

Os raios solares possuem uma importância decisiva na quantidade de vitamina D no organismo. Esse contato é tão relevante que alguns chamam esse nutriente de “vitamina do sol”.

Além de uma alimentação favorável, ambientes abertos são fundamentais para ter um corpo saudável. Nas grandes cidades do mundo, graças ao tempo que se passa em lugares fechados, é quase epidêmica a quantidade de pessoas que necessitam de suplementação artificial de vitamina D.

3 – Criatividade

Um estudo realizado por duas universidades norte-americanas (Kansas e Utah) concluiu que a natureza é capaz de colocar a mente em um estado meditativo e impulsionar a criatividade.

Além disso, outras pesquisas sugerem que esse contato com a natureza também pode melhorar a memória.

Reserva Agora ×

Reservar Agora