Conheça cinco tratamentos fundamentados nos efeitos benéficos da água

A água é usada para combater males do corpo e da mente há milhares de anos. É difícil definir em que momento a humanidade descobriu e começou a usar esses efeitos benéficos como tratamento, mas é possível regredir até os romanos, os gregos e ainda além.

O fato é que, antes de sairmos para este “mundo seco”, estávamos no ventre materno, cercados de água por todos os lados. Talvez por isso, a imersão em líquidos -seja água, vinho ou outras substâncias- nos traga tanto conforto.

Na busca pelo bem-estar, aprendemos que a água oferece mais do que o prazer de mergulhar em uma banheira confortável. Assim, se desenvolve a crenoterapia, que usa a água como veículo de diversas formas de terapia, seja para ingeri-la ou cercar-se dela em forma de vapor, afetando os cinco sentidos.

A versatilidade e os benefícios dos banhos, por mais antigas que sejam as suas origens, ainda não chegaram ao fim. De tempos em tempos, novos benefícios e tratamentos inovadores aparecem, surpreendendo até mesmo quem estuda o assunto.

O Centro de Bem Estar Panorama oferece banhos e terapias de diversas partes do mundo. Os serviços do spa não são restritos aos hóspedes. Mesmo quem está em outro hotel, está de passagem pela estância ou mora na região pode aproveitar os tratamentos e os banhos oferecidos.

Nos 500 m² do espaço, três banhos nos remetem aos lugares de origem da civilização. O Banho Faraônico na Banheira estimula os sentidos com o uso de aromaterapia, instiga a sexualidade e fortalece coração e pulmões. Com essências mediterrâneas (algas marinhas, silício orgânico e alecrim), o Banho Mediterrâneo na Banheira combate dores musculares de ligamentos além de equilibrar as emoções e melhorar a pele. Por fim, o Banho Romano na Banheira emprega os benefícios dos polifenóis e dos antioxidantes para revitalizar e relaxar.

Abaixo, conheça cinco tipos de tratamento que usam a água como base:

1 – Termalismo

A imersão em águas para combater moléstias, harmonizar o corpo e obter bem-estar, prática conhecida como termalismo, tem ação preventiva e diminui os sintomas de algumas doenças. Ela é uma forte aliada da medicina contra problemas que afetam a musculatura e a vascularização.

No entanto, ninguém precisa estar doente para aproveitar os benefícios do termalismo. A água também é indicada para combater o estresse e a depressão, para melhorar a pele e o humor e para aumentar a capacidade de introspecção.

2 – Sauna

Se ficar boiando na água não é o suficiente, que tal permanecer envolto em vapor d’água? Tradicionalmente, se atribui a invenção da sauna aos finlandeses, mas essa prática ganha novos contornos e características em cada uma das culturas que conquista.

Além de ser uma experiência relaxante, a sauna limpa profundamente a pele e provoca o aumento da vascularização. Com a intenção de também afetar positivamente o olfato, é comum o uso de essências e ervas com a intenção de produzir efeitos benéficos adicionais ao corpo e à mente.

3 – Água de beber

O Instituto Europeu de Hidratação e a Sociedade Médica Japonesa reconhecem e indicam a ingestão de água em jejum. Podemos nos beneficiar apenas tomando água ao acordar. Assim, o corpo se reidrata depois de um longo período em que esteve em repouso durante o sono.

Alguns terapeutas defendem que a ingestão de água em jejum também pode evitar constipação, desordens menstruais e oculares, artrite, artrose e até mesmo alguns tipos de câncer.

4 –  O som da água

Como foi dito anteriormente, os benefícios do tratamento com água não estão limitados ao tato, à visão, ao paladar e ao olfato. Não à toa, muitos usam o som da água corrente para fazer exercícios de relaxamento ou como auxílio para combater a insônia.

A terapia de som na água, por exemplo, usa acústica combinada ao líquido para simular a sensação de conforto do ventre materno. Com seu paciente boiando em água a 35°C, o terapeuta usa uma espécie de taça de cobre tibetano para produzir o som e gerar a impressão de flutuação.

5 – Talassoterapia

Uma das mais antigas formas de se usar a água para gerar benefícios à saúde é a talassoterapia (palavra de origem grega que significa cura pelo mar). Conhecida e usada desde Hipócrates, o pai da medicina ocidental, ela ainda tem muitos adeptos – e não só no Mediterrâneo.

Essa terapia feita no mar foi empregada para combater as mais diversas moléstias por séculos, usando as propriedades naturais da água do mar, com a sua salinidade, e de outros elementos relacionados, como areia, algas e argila.

Apesar de antiga, a talassoterapia também apresenta benefícios mais “modernos”, como a diminuição da barriga e o combate à celulite. Hoje, centros estéticos produzem artificialmente essas características.