‘Hidroterapia e massagem’, recomenda cliente do spa
Uma combinação milenar para conseguir benefícios à saúde está sendo resgatada e, gradativamente, ganha adeptos de todas as idades
Um dos primeiros clientes do Centro de Bem-Estar, o aposentado Mário Marcio Dias, de 70 anos, é um adapto da combinação hidroterapia e massagem. Faz mais de 25 anos que ele começou a se beneficiar dessa prática terapêutica. E indica a todos que conhece, não só em Águas de Lindoia.
“Eu recomendo isso para qualquer pessoa, em qualquer lugar, no planeta inteiro”, disse. “É um hábito de saúde, em primeiro lugar, mas também está relacionado a um autocuidado de se melhorar emocionalmente… ‘Baixar a bola’, como dizem no termo popular.”
Senhor Mário, como é conhecido, deu o seu relato sobre esse hábito de saúde que mudou a sua qualidade de vida.
Logo na inauguração do Centro de Bem-Estar, um amigo do sr. Mário o chamou para conhecer o local. “Ele me disse que houve uma reforma no Hotel Panorama e me levou para conhecer. Chegando lá, eu fiquei muito bem impressionado. Eram instalações de primeiríssima qualidade e, a partir daí, eu comecei a frequentar o spa”.
Águas de Lindoia tem muitos hotéis, mas nem todos tem um spa –ainda mais um que seja aberto ao público. “Frequentei outros lugares, mas foi o melhor local para banho e massagem. Eu ‘me fidelizei’”.
Segundo o sr. Mário, a hidroterapia combinada com massagem é o tipo de hábito que, depois que se adquire, nunca mais se larga. “Realmente é um conforto extraordinário”, conta. “Faz bem para a saúde, tira o estresse, relaxa e abre a possibilidade para práticas espirituais.”
“A água é um arquétipo de purificação. Tomar banho sempre teve a conotação de praticar algo purificador. Para o corpo, inicialmente, mas acaba sendo, com o tempo, para a alma. O batismo, por exemplo, é uma dessas práticas com água”, afirma.
“Esse foi o único spa que eu frequentei na vida cuja sauna tem janela. Então, você não se sente claustrofóbico, você pode enxergar o panorama lá de fora”, conclui o frequentador.
O spa do Centro de Bem-Estar afeta todos os sentidos. A experiência tem o lado auditivo, com músicas ambientes, um espaço aconchegante e bem decorado e cheiro agradável. A massagem com óleos estimula o tato e, para o paladar, sempre há um chá fresco. Tudo pensado para conseguir alcançar e acalmar os cinco sentidos.
Para o sr. Mário, o melhor de tudo é a massagem. “É o corolário desse tratamento que começa com o banho. Com a massagem você faz bem à pele, você faz bem ao músculo e você faz bem à circulação de energia pelo corpo. Realmente é o ponto mais alto.”
Águas de Lindoia nasceu em torno das fontes de águas termais e se construiu em cima disso. No passado, a cidade foi uma referência médica. “Uma cidade de saúde”, afirma o sr. Mário. “É uma pena que isso tenha mudado um pouco (…). Hoje, essa marca não está tão visível. Algumas pessoas, infelizmente, não sabem aproveitar essa maravilha, esse luxo, essa benção”.