Dicas ajudam a receber seus convidados como um maître
Para conhecer os segredos de uma recepção de sucesso, nada melhor do que perguntar a um profissional que exerce essa função há mais de 40 anos
Receber convidados em casa, principalmente quando a ocasião é formal, pode gerar ansiedade e até pânico em algumas pessoas. Para descobrir as melhores dicas para realizar uma recepção de sucesso, procuramos os conselhos de José Carlos Franco de Godoy, 59, maître do Panorama Hotel & Spa há mais de 20 anos.
Sr. Carlos, como gosta de ser chamado, começou como garçom aos 16 anos, no hotel Cacique, prédio vizinho ao Panorama e atualmente fechado. Segundo ele, o segredo de ser um bom anfitrião está em se mostrar solícito e educado.
“Com 59 anos, eu ainda peço a bênção para minha mãe”, conta. “No interior, nosso atendimento é de coração, não é obrigatório. Aqui, o atendimento é mais sincero e acolhedor e menos mecânico do que nas grandes cidades.”
Independentemente da situação, seja uma grande recepção de fim de ano ou um jantar intimista com poucos amigos, nunca abandone o bom senso e não deixe de prestar atenção em seus convidados.
O maître defende que é possível descobrir muito apenas observando o comportamento das pessoas à mesa. Para impressionar os convidados, reunimos algumas dicas para que a sua reunião seja um evento memorável.
Ao marcar sua reunião, descubra se alguém é vegetariano, se tem intolerância à lactose, se não pode ingerir álcool. O cardápio vai depender da situação, do horário e do clima, mas sempre tenha petiscos ou canapés para servir antes da refeição.
Se for servir vinho, por exemplo, assegure que terá as taças adequadas para isso.
Prepare a mesa e deixe tudo pronto, só esperando pela “última esquentadinha”. Sempre que possível, tente receber em casal ou em dupla: bons anfitriões nunca deixam os convidados sozinhos: quando um sai, outro fica.
Normalmente, os convidados não chegam ao mesmo tempo. Prepare algo para a recepção, como canapés e petiscos. Esse artifício serve para passar o tempo e quebrar o gelo –principalmente quando há convidados que não se conhecem. A recepção não substitui a refeição.
Antes de servir os pratos, certifique-se de que eles estejam em temperatura adequada para evitar que o alimento resfrie durante a refeição. Antes de servir, recolha os petiscos e os canapés.
Não coloque embalagens sobre a mesa. Prefira servir sucos em jarras de vidro, não em tetrapack. O mesmo vale para as sobremesas. Se for servir bombons, por exemplo, retire da caixa de papelão e use um prato ou recipiente mais adequado.
Evite ao máximo falar sobre valores envolvidos na recepção. Não diga o quanto pagou por um determinado produto. Mesmo que exista um acordo prévio para o rateio de gastos, deixe para tratar a questão financeira em outro momento.